21 de abril de 2007

Incoerência

Olá. Com certeza já ouviram mais do que uma vez a expressão "Sinto saudades tuas". Quando alguém a utiliza está a atestar que sente Saudade e que essa Saudade, declarada por esse personagem, está-lhe intrinsecamente ligada, dependendo completamente dele. O que quis dizer é que a Saudade existe enquanto houver alguém para a sentir. Estou certo ou errado? Espero que respondas que estou certo, caso contrário as restantes linhas deste texto não farão sentido nenhum para ti pelo que te aconselho a parares imediatamente de o ler.

Ora, se a Saudade só existe enquanto houver alguém para a sentir, e tendo em conta que todos os seres dotados da capacidade de sentir Saudades são mortais, nunca será possível afirmar que a Saudade é eterna, uma vez que quem a pode sentir não o é. Então alguém que me explique porque raio é que continuam as floristas a colocar a frase "Saudade eterna de filhos e netos" nos ramos de flores, quando a Saudade é tão mortal como o Homem? Acredita que não percebo.

Não quero brincar com a morte nem coisa que se pareça, isto foi apenas um reparo. E já agora, o Amor, padecendo da mesma condição que a Saudade, também não é eterno, portanto parem de dizer que vão amar fulano ou sicrano para sempre porque não vão, e se o disserem vão estar a mentir, e mentir a alguém que significa alguma coisa para vocês é muito feio. Sejamos coerentes.

E assim vivemos...

6 comentários:

Anónimo disse...

não concordo! é uma forma de enfatizar o sentimento! quando tu dizes que estás "morto de sono" não significa que estás morto pelo sono, mas que estás cheio de sono. as figuras de estilo não se usam só na escrita... :P

Fica bem!
teresa

Anónimo disse...

Percebo o ponto de vista, mas acho que devemos aceitareste tipo de frases ou expressões pois as pessoas quando o dizem pensam nu sentimento não nas palavras exactas que estão a dizer.

Anónimo disse...

ya...concordo ctg!

Anónimo disse...

Tudo é eterno enquano dura .

Anónimo disse...

Isto é daquele tipo de coisas que só uma pessoa muito fria pode dizer, e é algo muito pouco inteligente.
Nunca pensei vir a ler uma coisa deste em toda a minha vida.
Todos os veradeiros sentimentos podem ser eternos, pois os sentimentos não fazem parte nem estão do corpo mas sim da alma.
Um pessoa pode morrer mas os sentimentos desta ficam sempre sempre marcados em outras pessoas ou até em outras coisas.

A Vida não tem Lógica! Devemos vive-la e não passar a vida a critica-la.

Anónimo disse...

Relativamente ao teu raciocínio acerca da saudade não concordo! repara que é efectivamente necessário existir alguém para se sentir saudade.
Mas estás a partir do pressuposto que a morte é o sumiço completo de alguém, quando não o é necessariamente!
A pessoa pode desaparecer em termos carnais, mas em termos espirituais continuar a existir, e então já podes aplicar novamente o teu raciocínio e afirmar que de facto a saudade necessita de alguém para ser sentida, com a condição de que pode ser sentida após a morte.

Toda esta questão tem "muito que se lhe diga", e eu não tenho assim muito conhecimento para me pronunciar acerca disto.
Mas julgo que tudo parte das convicções de cada um.

beijitos...:)
_____________________
desculpa se fui muito confusa!!