6 de julho de 2006

Ser Homem.

No outro dia fui tomar uma vacina. A senhora enfermeira picou-me com a agulha e eu disse " Ai!" e ela disse "Isso doeu-te? Já és um homenzinho (é mentira, ainda sou uma criança, mas suponhamos que sou homem), isto não dói nada." Ao dizer que "aquilo" (uma picada de agulha directamente na tua carne) não dói nada ela está a cometer um grave erro. Aquilo dói, não é uma dor de nível 10, mas dói. No entanto, e pelo o que eu pude perceber do seu discurso, a senhora enfermeira quis dizer que homem que é homem, não sente dor, ou seja, não tem sensibilidade nervosa. O que é mentira. Homem que é homem nasce com um pénis, independentemente de conseguir controlar "pequenas" dores ou não.
Ao mesmo tempo existe aquela máxima transmitida ao longo de gerações que diz "Homem que é homem, não chora." Mais uma vez, isto é falso. O choro não é nada mais nada menos que uma expressão de profunda tristeza ou então profunda alegria. Quer se seja homem ou mulher, estamos todos habilitados da capacidade de sentir tristeza ou alegria, pelo menos.
O ponto que eu queria atingir com tudo isto é este: ao longo do tempo tem sido transmitida a várias gerações uma ideia errada do que é ser homem. Essa ideia diz que os homens não devem ter sensibilidade nervosa e que em vez de terem um coração têm um pedaço de pedra.
Agora vou ser didáctico. Se tu és um menino que tens entre 6 e 9 anos e chegas-te até aqui (se fores sobredotado e já souberes ler com 2 anos, isto também é para ti), lê isto com atenção: quando fores tomar uma vacina, ou caíres de joelhos no chão, não te faças de forte, expressa a tua dor, grita, chora... Um dia vais conseguir controlar essas dores físicas, acredita. Quando alguém próximo de ti estiver mal, ou te fizer sentir mal, ou tu próprio te sentires mal com os outros que pensam que está tudo bem, não evites chorar. Se te chamarem menina, deixa lá. Tanto meninas como meninos têm sentimentos, e tu, ao chorares estarás a ser muito mais homem do que os outros todos, que só não choram também porque têm vergonha e medo de serem gozados.
Ser homem não significa que sejas um pilar de robustez.

E assim vivemos...

P.S. Tenho reparado, a propósito do meu antigo artigo sobre fotologs, que a juventude se anda a esconder na casa de banho para tirar fotos em frente ao espelho. Já imaginei que devem levar uma carga de roupa lá para dentro, trancarem-se e depois de muitas fotos e muitas trocas de roupa, devem pedir mais um rolo de papel higiénico para disfarçar.
Vêem-se por aí muitas casas de banho porreiras...

2 comentários:

Anónimo disse...

hello! como es dakeles tipos k n pede pa comentar, atao eu comento... yah mais um pensamento dakeles k te caracteriza! ninguem deixa de ser o k e so por chorar... fax parte da essencia humana chorar!!!
{olha eu tenho k falar ctg pk ja sei o dia de tu receberes mas tou sem guita no tlm kd carregar ligo-te para te explicar} ehehe foste tomar uma pica!! joa

Anónimo disse...

Nada estreita mais dois corações do que terem chorado juntos.