30 de julho de 2006

Prazer dos Diabos

(Muitos considerarão o que se segue como uma ideia copiada. No entanto, e para evitar isso, vou deixar bem claro que só sei que há mais gente a pensar como eu porque fui procurar um site oficial do programa e descobri muitos sites a falarem do mesmo.)

Prazer dos Diabos é o nome de um programa que passa na nova SIC Comédia, canal iniciado no tempo em que a SIC, Sociedade Independente de Comunicação, vivia de programas de humor barato e julgava que estava a fazer um favor aos portugueses que se sentiam infelizes por causa da crise. Neste canal são recuperadas grandes séries como Allô Allô ou Seinfeld; emitidos os modelos do "Herman Sic", ou seja, o Late Night com Conan O'Brien e o Tonight Show com Jay Leno. Mas não só de importações se faz este canal: entre outros, há ainda os velhinhos Malucos do Riso e este novo programa.

Neste novo programa, desconhecido ainda por muitos, cinco pessoas sentam-se a uma mesa e fazem uma "crítica gratuita, crescente e descontrolada, ao vivo e em directo". O programa é semanal, dura uma hora e tem como principal alvo de chacota o nosso Portugal. Daqui sai já um problema: em Portugal não acontece tanta coisa numa semana que possa ser "gozada" por aqueles senhores numa hora. Logo, grande parte do programa é feito pelo esforço imenso que estes fazem para ficarem a bendita hora em frente das câmaras. Para isso, qualquer coisa serve de chacota, mesmo aquelas coisas que são catalogadas pelo senso comum como "preferencialmente não-gozáveis".

Outro problema: neste programa que é "visado para chegar a todas as idades pensantes, as cinco unidades que enchem o painel crítico vão dar voz à vizinha que se queixa do aumento do preço do leite, à criança descontente com a excessiva repetição do mesmo episódio do Bernie Mac na SIC Comédia, ao treinador de bancada, ao ex-ministro e ao desgraçado que perdeu o emprego à hora de almoço", deveria incluir pessoas com estilos de vida distintos e de meios culturais diferentes, no entanto quem está sentado à volta daquela mesa são pessoas tipicamente citadinas, que, com palavras caras fazem chacota de situações às quais mais ninguém faria.

O Prazer dos Diabos é provavelmente o último fôlego da "Era Humor" da SIC.
Este programa passa todas as quartas-feiras, das 22h:30m às 23h:30m na SIC comédia. Quem vir este programa vai perceber porque é que ele está num canal por cabo e não na SIC em sinal aberto. Também temos que ter em conta que a SIC generalista já não tem muito espaço na sua grelha de programação porque somando à miríade de novelas da Globo que passam diariamente, ainda começou a emitir, três vezes por dia, uma nova produção para competir com a série portuguesa que lança mais cantores no mercado, que passa na estação rival.

E assim vivemos...

NOTA: tudo o que se apresenta a itálico é retirado da descrição oficial do "Prazer dos Diabos" que se encontra no site da SIC Comédia em http://sicprogramas.sapo.pt/sicprogramas/index.php?article=633&visual=11 .
Vejam o programa e leiam a crítica. Vão ver que um não corresponde a outro.

Sem comentários: