11 de abril de 2006

Poder de Decisão [desabafo abafado]

O "Madeira Paradise Dance 2006" é um festival que leva até à Madeira os melhores DJ's do mundo. Este festival foi marcado há sete meses e teria a abertura oficial no dia 14 do corrente mês. Depois de muito tempo sem olhar para o calendário cultural o bispo do Funchal, D. Teodoro de Faria, apercebeu-se há bem pouco tempo que o dia de abertura deste festival coincidia com a sexta-feira santa, que é um dia em que os cristãos devem estar supostamente de luto visto que esse dia marca a morte de Jesus Cristo. Ora o senhor bispo, esquecendo-se de todas as boates, discotecas, bares, canais eróticos e festas pariculares que estarão disponíveis para os jovens nesse dia, considerou um ultraje a abertura do festival de dança nessa sexta pois não respeita o luto dos cristãos e contribui para a indeferença dos jovens face a este dia.
Tudo bem que o senhor bispo queira fazer prevalecer os principios católicos e levar a juventude a reflectir neste dia, mas porque raio foi ele escolher um festival no meio de tantos outros divertimentos que os jovens podem aderir nessa sexta-feira?
Já estou a ver a igreja católica a impedir as agências de viagens de funcionarem durante a época de Páscoa, ou mesmo a impedirem os bancos de fazer empréstimos, promoveriam assim a vivência total e completa do espírito da Páscoa, impedindo as pessoas de viajarem nestes dias.
O catolicismo está a perder terreno face aos prazeres que a evolução do mundo proporciona, portanto ele tem que se adaptar ao mundo, não é o mundo que se tem de adaptar ao catolicismo, como outrora o fez no tempo da Inquisição.
Cada um tem o poder de decidir o que quer fazer, não é o facto do festival nao começar na sexta feira santa que mais pessoas vão viver esse dia como deve ser.
A propósito, o festival inicia-se no sábado seguinte, dia 15. O bispo lá conseguiu o que queria.


E assim vivemos...