Tenho visto ultimamente algumas séries cómicas norte-americanas e descobri nelas algo que me irrita profundamente: todas elas dizem ao telespectador quais são os momentos com piada, ou seja, aparecem gargalhadas em segundo plano no decorrer da série.
E isso irrita-me tresloucadamente.
Irrita-me porque eu não quero saber quando é que o autor achou que aquilo tinha piada, eu quero é rir-me e não me sentir estúpido quando as gargalhadas surgem e eu não percebo porquê. Irrita-me também porque o facto de surgirem gargalhadas serve de dissimulação para a fraca piada que surgiu, ou seja, o espectador está à espera do momento em que as gargalhadas surgem, de modo a rir-se e a não parecer estúpido, que não presta atenção à péssima qualidade humorística do programa.
No entanto, nem só de irritação se faz este texto, também nele vai surgir a preocupação.
Sim, estou preocupado porque, como as televisões portuguesas são peritas em optimizar o uso das técnicas que possuem, muitas vezes torpemente, qualquer dia vamos estar a ver o telejornal e a meio surgirão sons de entusiasmo, quando se falar do Mickael Carreira, sons de preocupação, quando se falar na senhora que perdeu 10 galinhas, e sons de choro quando se falar no estado da nação. Penso que de hoje a esse dia, falta muito pouco tempo.
E desta maneira a televisão caminha a passos largos para dias cada vez mais gloriosos!
E assim vivemos...
4 comentários:
e series comicas britanica..nao?
Ao ler isso, sinto-me autenticamente estúpida porque, por vezes lá se solta um riso mas sem um motivo lógico. Acho que às vezes o motivo é mesmo a gargalhada das pessoas, ás quais eu acho piada.
O dinheiro fala mais alto e por mais parvo que seja, o mundo do trabalho gira à volta disso.
Ó Zutu, sabes o artigo anterior o "Um Parêntesis"... Tu és meio perfeccionista, vê lá eu quero q sejas feliz! : )
Quanto às comédias, eu lembro-me d andar na primária e tambem nao gostar q houvessem aquelas gargalhadas por tras e tambem m lembro d nao m rir sempre q haviam aquelas gargalhadas, e tamem m lembro d m rir em momentos em q supostamente n havia piada, ah e tal concordo contigo : ) Para alem d uma A.E. decente tambem temos d fazer comédias inovadoras, loli, temos d dar o exemplo aos americanos! xD
Foi fixe ler este artigo visto q é uma coisa q m "atormenta" ha alguns anos! :/ xD
Boas férias Miguel : )
Beijinho*
Ah! Eu sou a Paulinha da tua turma! : )
Concordo contigo, já sabes disso, mas para além das gargalhadas, há outra técnica utilizada pelas televisão que visa apelar às emoções do público que me irrita profundamente!!!!
É ela as palmas!!!!
Aquela gente, tomada como estúpida e um mero acessório que figura nos programas, nomeadamente em programas como a "Fátima", e outros do mesmo género, onde, por cada vez que o apresentador ou convidaos, literalmente "abrem a boca", essas mesmas pessoas batem palmas desalmadamente...
Ai, mas irrita-me mesmo a sério...
Mas bem, é a este mundo que nos temos de conformar, e julgo que temos de nos conformar também que não o vamos conseguir mudar...
Mas há que ter esperança!!!
beijito...;)
Enviar um comentário