1 de outubro de 2006

Chantagem

A chantagem é, na maioria das vezes em que é usada, considerada moralmente inválida. Quando chantageamos alguém, deixamo-lo ou -la com duas opções apenas, quando a imaginação com que cada ser humano nasceu podia resolver o problema por uma terceira via.
Mas, se a chantagem é condenada, por que é que é usada todos os dias por pais sem paciência para pensar nos estereótipos educacionais que usam? De facto, e se pensarmos bem, pelo menos os que têm filhos, a chantagem é na maioria das vezes o persuasor mais eficaz para que os filhos comam a sopa, vão para a cama cedo, tomem banho ou deixem de dizer palavrões.
Penso que não haveria tanta chantagem se cada um de nós não fosse obrigado a conviver com ela desde tenra idade. Porque hoje dizemos: "Ou comes a sopa, ou não comes mais rebuçados."; amanhã dizemos "Ou vais fazer os trabalhos de casa, ou ficas sem televisão uma semana" e uns anos mais tarde são eles que nos dizem "Se não param de dar palpites sobre a minha vida amorosa, saio de casa!"

E assim vivemos...

1 comentário:

Anónimo disse...

costuma-se dizer k: "burro velho n aprende linguas", por isso eu acho mais importante nós, que temos pais k por muitas vezes nos persuadiram através da chantagem,tenhamos consciencia de k n é, nem nunca foi, uma maneira correcta de educar os filhos. É sim, a maneira + fácil e k menos trabalho dá.
Temos de esclarecer esta ideia e amadurece-la para n educarmos os nossos filhos de uma maneira tao equivocada. Existem sempre outros meios de conquistar a confiança das crianças ao ponto de k elas optem pelo caminho mais correcto (e n falo apenas de comer a sopa :)



+ uma vez uma tema interessante, actual, e do kal poderiamos estar toda uma tarde a debater. :)

Jitos continua