22 de agosto de 2006

O que é que devo vestir?

Quando somos crianças não gostamos que os nossos pais nos digam o que vestir, queremos ser nós a escolher a nossa própria roupa, a fim de andarmos vestidos com o que, aos nossos olhos, nos fica melhor. Depois de conquistarmos essa pequena meta, a de termos a liberdade de nos vestir segundo os nossos critérios, vamos indubitavelmente perde-la dando à moda o poder de decidir o que havemos de vestir. Embora em muitos casos a moda seja como um rio onde só se pesca o que se acha bonito, noutros tudo o que vem à rede é peixe.

Acho sinceramente que na generalidade, as pessoas julgam que têm corpos como os dos modelos, corpos onde todo e qualquer “trapo” fica bem, às vezes. Parece que os espelhos estão a mentir cada vez mais. Ou então são as pessoas que querem que eles mintam.

A escolha do vestuário passou a ser industrial. As pessoas passaram a vestir-se não com o que se sentem bem, mas com o que os outros acham bem. E assim passa a haver um controlo de qualidade diário, onde o controlador é a sociedade e o controlado somos nós com os nossos gostos.

E assim vivemos…

5 de agosto de 2006

Não te metas na minha vida!...

O MSN Messenger é uma forma simples de comunicar com qualquer pessoa do mundo, basta que tenhamos o seu e-mail para podermos estabelecer conversações em tempo real. Neste mensageiro é possivel definirmos o modo como o nosso nome aparece na janela das pessoas que têm o nosso contacto. Aliado a tudo isto, é possível dizermos a quem nos vê qual é o nosso estado, e há alguns estados pré-definidos: ausente, ocupado, ao telefone... Não bastando estes estados pré-definidos para descrever a sua disponibilidade para responder às mensagens, as pessoas criam novos estados, onde são descritos até ao mais ínfimo pormenor o que estão a fazer ou muitas vezes como se sentem.

Exemplificando:
O Manuel está a sair de casa e a mãe pergunta-lhe:
_ Onde é que vais com tanta pressa?
E diz o Manuel:
_ Não te metas na minha vida! Já sou crescido.
Ao mesmo tempo, ele tem assim escrito no seu nick do messenger:
::M@NeLL:: -> I love rock'n'roll (TOU EM CASA DO JOÃO, QLQR COISA TLM)

A Luciana vai à cozinha buscar um copo de água e o irmão diz:
_ Podes jogar um bocadinho de consola comigo?
E ela, com ar zangado:
_ Não. Não me aborreças.
E o irmão:
_ Passa-se alguma coisa não passa?
E ela:
_ Não, não passa. Perde a mania de te meteres na minha vida!
Ao mesmo tempo, ela tem no nick do messenger:
~~LuCCyAnnA~~ NÃO CONSIGO VIVER SEM TI MANEL! DESCULPA! (SEM VONTADE PARA FALAR.)

E assim vivemos...